fone Português-Brasil Espanhol Inglês index
Gestão do Serviço de Enfermagem

Autor: William Malagutti e Karen Cardoso Caetano - Ed. Rubio Editora, - 2009

Gerenciar a assistência em um mundo globalizado significa rever aspectos éticos dos novos processos e tratamentos à disposição. É perceber a importância das políticas públicas e institucionais para concretizar projetos em longo e curto prazos e reorganizar recursos materiais e humanos dentro da realidade atual. Compreende, também, avaliar e buscar a qualidade sempre, seja nas relações entre equipe e clientes, seja na implantação de novos recursos tecnológicos. O livro Gestão do Serviço de Enfermagem no Mundo Globalizado, organizado pelos enfermeiros William Malagutti e Karen Cardoso Caetano (Rubio Editora, 328 páginas) tem como proposta trazer a visão dos autores referente aos aspectos do gerenciamento em realidades distintas e sob vários prismas. Além da participação de profissionais com extrema experiência e competência na resolução de problemas em gerenciamento em Enfermagem, a obra conta também com a colaboração valiosa de pesquisadores na área de educação e de tecnologia. William Malagutti é mestre em Administração, Educação e Comunicação, com especialização em Administração Hospitalar IPH, consultor da área de saúde internacional, professor e coordenador da Pós-graduação da Universidade Gama Filho (UGF-SP), e gerente da URSI Santo Amaro, da SMS-SP, e Karen Cardoso Caetano é mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora em EAD, diretora de projetos educacionais da NetStorm Informática e membro do grupo de Pesquisa em Tele-enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Mais informações: www.rubio.com.br.

Plantão de Enfermagem

Autor: Maria Virgínia Godoy e Avany Oliveira - Ed. Nogueira-Rio, - 2009

A rotina diária da assistência de Enfermagem de todos os setores em um hospital é dissecada no livro Plantão de Enfermagem - O Cotidiano da Assistência de Enfermagem numa Unidade Hospitalar (Editora Nogueira-Rio) pelos enfermeiros organizadores do conteúdo, Maria Virgínia Godoy e Avany Oliveira. O livro é recomendado para enfermeiros que necessitam se atualizar ou aprofundar conhecimentos nas rotinas de unidades sob sua responsabilidade, técnicos que atuem ou desejam atuar nos setores abordados no livro, acadêmicos e estagiários que desejam se preparar para o mercado de trabalho e conhecer as rotinas das unidades e também para candidatos que vão prestar concurso nas áreas de Enfermagem em nível superior e técnico. Maria Virgínia é professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e doutora e membro de bancas de concursos. Já Avany é enfermeira responsável pela Residência de Obstetrícia e Centro Cirúrgico da Maternidade Carmela Dutra. Para reunir este material, a dupla consultou 51 enfermeiros especialistas renomados, que são profissionais atuantes em hospitais públicos, universitários e privados e professores universitários com mestrado e doutorado que atuam como docentes de universidades públicas e particulares.

Qualidade em saúde e indicadores como ferramenta de gestão

Autor: Leão ER, Silva CPR, Alvarenga DC e Mendonça SHF - Ed. Ed. Yendis , - 2008

“Qualidade em saúde e indicadores como ferramenta de gestão” é uma referência para os profissionais de saúde de instituições hospitalares que anseiam por melhor qualidade no serviço à comunidade. Nele está objetivamente exposta a definição e a construção de indicadores, os processos de acreditação hospitalar, o papel da avaliação interna e do sistema de informação nesses processos e a importância e desafios da gestão de risco. O livro merece e precisa ser lido por contribuir para o avanço da gestão em saúde. A atitude dos profissionais de saúde necessita ser de aprimoramento, reflexão e atenção constantes, visto que recriamos o mundo a cada cuidado prestado. Terconsciência desse importante papel talvez seja a resposta.

Cuidando de feridas – um guia prático pa ra as enfermeiras

Autor: Carol Dealey - Ed. Ed. Atheneu, 3ª edição - 2008

Teórico e clinicamente orientado, o livro envolve todos os aspectos para o tratamento holístico das feridas, refletindo os resultados de pesquisas atualizadas e de práticas baseadas em evidências. Esta terceira edição inclui ainda novos capítulos que envolvem os cuidados com feridas e a organização de seu tratamento com novos conteúdos sobre prescrição e tratamento de feridas pela enfermeira na comunidade, desenvolvimento de clínicas de enfermeiras para tratamento de feridas e centros especializados e novas tecnologias disponíveis

Rua Vergueiro, 875 - conj.64 - Liberdade CEP. 01504-001 - São Paulo-SP
Telefones: (11) 3341-4044
Fax: (11) 3205-1407
Todos os direitos reservados © Copyright - SOBECC
Desenvolvido por: