fone Português-Brasil Espanhol Inglês index

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA SOBECC

A Revista SOBECC (Rev. SOBECC), ISSN 14144425, é uma publicação oficial de divulgação técnico-científica da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC), sendo publicada trimestralmente, com a finalidade de divulgar a produção científica da Enfermagem nas áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. São aceitos para publicação trabalhos desenvolvidos por enfermeiros, outros profissionais da saúde e discentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Enfermagem. Os manuscritos devem ser enviados exclusivamente à Revista SOBECC e estar de acordo com as orientações descritas a seguir.

1. Pelo menos um dos autores deve ser sócio da SOBECC ou assinante da Revista SOBECC.

2. Os temas devem estar relacionados com as áreas de Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), Recuperação Anestésica (RA) ou Centro de Material e Esterilização (CME). A seleção dos trabalhos fica a critério do Conselho Editorial, que leva em conta a relevância para a prática, a clareza e a coerência dos dados, evitando, ainda, a redundância no conteúdo.

3. Os trabalhos enviados serão classificados em uma das três categorias:

  • Artigos originais: investigações resultantes de pesquisas que apresentam resultados inéditos e sejam redigidos utilizanŽdo-se metodologia científica. Sua estrutura deve conter: introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão, conclusões e/ou considerações finais e referências. Devem ser limitados a doze páginas impressas em formato final, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas, quadros, referências e anexos;
  • Relatos de experiência: descrições analíticas acerca da assistência de Enfermagem, com interesse para atuação de enfermeiros no período perioperatório, contendo análise de implicações conceituais ou descrição de procedimentos, com estratégias de intervenção e evidência metodológica apropriada de avaliação da eficácia. As especificações gerais são as mesmas que as dos artigos originais;
  • Revisões de literatura: análises abrangentes de literatura, compilando conhecimentos disponíveis sobre determinado tema de interesse para o desenvolvimento da Enfermagem. Devem ser baseados em bibliografia pertinente, atualizada, crítica e sistemática, enfatizando a delimitação do tema e as conclusões. Também devem ser redigidos segundo metodologia científica e as especificações gerais são as mesmas que as dos artigos originais e dos relatos de experiência.

4. A apresentação dos trabalhos científicos deve obedecer à ordem abaixo especificada:

4.1. Primeira página:

  • Título do artigo em português, inglês e espanhol (não exceder doze palavras);
  • Nome completo, profissão, titulação e local de atuação profissional dos autores;
  • Nome e endereço completo dos autores para recebimento de correspondência, incluindo telefones comercial e residencial e e-mail.

4.2. Segunda página:

  • Resumos em português, inglês e espanhol, apresentados em espaço simples e com, no máximo, 150 palavras cada um;
  • Palavras-chave, elaboradas segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS),

  • Disponíveis no endereço eletrônico www.decs.bvs.br;
  • abstract, isto é, versão do resumo em inglês;
  • keywords, ou seja, palavras-chave em inglês;

4.3.Terceira página:

  • Texto produzido conforme as características individuais de cada trabaŽlho, ou seja, artigos originais, relatos de experiência e revisões de literatura;
  • Anexos, tabelas, quadros e figuras devem estar em folhas separadas, com os devidos títulos e as devidas legendas;
  • Referências bibliográficas devem ser construídas de acordo com as normas de Vancouver, elaboradas pelo International Committee of Medical Editors, indiŽcadas numericamente na sequência em que aparecem no texto, no qual precisam ser identificadas por números arábicos sobrescritos, colocados entre parênteses. Se forem sequenciais, devem ser separadas por hífen; se forem aleatórias, a separação pode ser feita por vírgulas. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Existindo mais de seis autores, deve-se usar a expressão et al após o sexto nome. Cada artigo deverá ter, no máximo, 20 referências bibliográficas.

5.O conteúdo dos trabalhos é da inteira responsabilidade dos autores e não refletem, obrigatoriamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista SOBECC e nem da Associação.

6. A redação deve ser feita em português, na ortografia oficial.

7. A construção das referências bibliográficas deve seguir as normas elaboradas pelo International Committee of Medical Journal Editors - Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), sendo baseadas no padrão ANSI, adaptado pela US National Library of Medicine (www.bu.ufsc.br/bsccsm/vancouver.html).

8. necessário que os trabalhos sejam elaborados em arquivo Word, com fonte em letra Arial, tamanho 11, espaço simples, margens de 2,5 cm, com o máximo de 12 laudas e 20 referências. Devem ser enviados em CD, acompanhado de duas cópias do original.

9. Exceto com autorização do Conselho Editorial, os textos não devem exceder doze páginas digitadas, incluindo anexos e referências bibliográficas. Até cinco fotos originais podem ser encaminhadas para publicação.

10.A reprodução de matérias da Revista SOBECC é permitida mediante autorização da entidade e a devida citação da fonte.

11.Ao Conselho Editorial é reservado o direito de sugerir modificações de estrutura e/ou no conteúdo nos trabalhos, em comum acordo com os autores.

12.Os artigos não aceitos para publicação serão devolvidos aos autores com justificativa do Conselho Editorial.

13.Os trabalhos devem respeitar os princípios éticos que regem as pesquisas científicas na área da saúde envolvendo seres humanos, constando o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do local onde foi desenvolvido o estudo, conforme a Resolução no196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde (Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos).

14.Os autores devem enviar os trabalhos para o Conselho Editorial da Revista SOBECC, situado na Rua Vergueiro, número 875, conjunto 64, Liberdade, São Paulo - SP, CEP 01504-001. Telefone (11) 3341.4044. E-mail: sobecc@sobecc.org.br. Site: www.sobecc.org.br.

15.Os artigos devem ser enviados à SOBECC juntamente com uma carta, redigida conforme o modelo abaixo e assinada por todos os autores:

"O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos de publicação do manuscrito intitulado (título do artigo) para a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, caso este trabalho seja publicado. Cada autor abaixo assinado assegura que participou suficienŽtemente do estudo para justificar sua autoria, garantindo, ainda, que o artigo é original, que não está sob apreciação de outra revista simultaneamente e que o texto e os dados nele apresentados não foram anteriormente publicados. O(s) autor(es) concorda(m) que as opiniões expressas neste manuscrito não representam, necessariamente, o ponto de vista dos editores ou da Associação, que renunciam toda responsabilidade e compromissos sobre seu conteúdo."
Rua Vergueiro, 875 - conj.64 - Liberdade CEP. 01504-001 - São Paulo-SP
Telefones: (11) 3341-4044
Fax: (11) 3205-1407
Todos os direitos reservados © Copyright - SOBECC
Desenvolvido por: